English      






Freeride Notícias > >

 

Jet Waves Brasil 2009
Campeonato Brasileiro de Freeride
1ª. Etapa – Rio Grande do Sul – Imbé

 

Gaúchos e baianos elevam o tom da disputa e o catarinense A. Lenzi vence a 1ª. Etapa do Jet Waves Brasil 2009 disputado em Imbé, Rio Grande do Sul


>  03/03/2009



Em Imbé, pequena cidade no l itoral do Rio Grande do Sul, ao lado de Tramandaí e a 130km de Porto Alegre, foi realizada a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Waves em 2009.

Este ano será organizada uma tour de competições pelo Brasil que serão parte do Campeonato Brasileiro de Freeride Jet Ski – Jet Waves - em Imbé, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março aconteceu a primeira etapa.

Nos dez anos em que o Brasil sediou o Campeonato Mundial de Freeride, os pilotos gaúchos sempre participaram com algum destaque e sempre houve a vontade de levar uma prova de freeride para o Rio Grande do Sul, o que foi possível este ano com a abertura do Jet Waves 2009 na cidade de Imbé.

Com a presença dos melhores pilotos de freeride do país a simpática cidade recebeu de braços abertos competidores da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde 2007 o qualidade do freeride praticado pelos gaúchos e baianos aumentou significativamente, ameaçando a hegemonia dos catarinenses, que vem desde as vitórias de Ivo Sehn e A. Lenzi nos primeiros Mundiais de Freeride em Florianópolis.

Em 2008 os baianos Bruno Jacob e Cristiano Magarão e os gaúchos Tiago Geitens e Alexandre Buneder protagonizaram disputas emocionantes nas praias do Brasil, sempre fazendo sombra aos catarinenses; Bruno, Tiago e Alexandre foram considerados pilotos revelação em 2007-2008, Cristiano Magarão, por sua vez, surpreendeu no Mundial de Jet Waves ano passado com seu back-flip no hands muito bem executado.

27 de fevereiro de 2009, os pilotos começam a chegar a Imbé. Navios ao fundo, mar revolto, mexido, garoa fina, todos comentam sobre as dificuldades encontradas, rotina que se repete em todas as competições. Após a reunião habitual dos pilotos com o presidente da IFWA – Internacional Freeride Watercraft Association -, Marcelo “Tchello” Brandão, foi definida a programação das baterias, categorias Sit-down open, Stand-up amador e profissional.

Por volta de 20 pilotos inscreveram-se nas categorias na stand-up AMA, iniciantes entusiastas que são muito importantes para o futuro do freeride. Antônio Farias, do Rio de Janeiro, que havia ganhado a etapa de Salvador em 2008, era o favorito, mas enfrentou problemas técnicos com o seu jet e encarou certos pilotos gaúchos que surpreenderam, com destaque para os finalistas, o Campeão da etapa Marçal Muller e o segundo colocado Fábio Teixeira; os dois, por sinal, realizaram uma disputa que dividiu o público de amigos presentes.

A Sit-down open trouxe novamente as competições os conhecidos “Blaster”, desta vez pilotados por vários locais. Destacando-se frente os demais pela qualidade da pilotagem e pela experiência André Silveira e Alexsandro Nascimento chegaram a final, onde André conseguiu levantar o título da etapa.

Durante todo o final de semana quando os pilotos da Stand-up Pro entravam na água a atenção do público presente era extremamente despertada. A figura gaúcha do locutor “Perna” exaltava os “back-flips” pra cá e pra lá, “tunôs”, “Super Man”, e outros nomes de manobras que o Tchello lhe soprava. A adrenalina dos pilotos no sábado subira muito no domingo quando todos descobriram que a diferença técnica entre eles era pequena.

O multi-campeão Alexandre Lenzi passou por dificuldades para vencer a surpresa da etapa pela evolução que apresentou, o também catarinense Everardo Souza. O jovem gaúcho Tiago Geitens chegou a final como favorito pelo desempenho apresentado, embora todos esperassem para ver os baianos se apresentarem.

No domingo o excelente freerider baiano Bruno Jacob teve a infelicidade de enfrentar do cabo do acelerador no começo da sua bateria e foi eliminado. Cristiano Magarão se apresentou bem e passou a semifinal contra Alexandre Buneder. O gaúcho Buneder dava tunôs de um lado para o outro, mas Cristiano foi mais regular e diversificou sua apresentação com boas manobras e um bom surfe e venceu para chegar a final.

Alexandre Lenzi, por sua vez, teria que exigir tudo de si na semifinal para vencer a Tiago Geitens – foi uma bateria eletrizante, mas o catarinense venceu mais uma vez e foi a final contra o baiano C. Magarão.

Que Final!!! 10 minutos maravilhosos do mais radical freeride estrelado por dois dos melhores pilotos brasileiros. Manobras ousadas repetidas com variação e perfeição, surfe que rasgava a onda até a areia, a galera na praia assistia sem piscar os olhos. Foi demais, mais uma vez A. Lenzi mostrou porque tem tantos títulos, tirou da manga a excelência na execução das manobras e ganhou por pequena diferença.

O que se viu ao final, um freeride da mais alta qualidade, um novo point que surgiu no litoral brasileiro, nas terras gaúchas, e todos que estiveram envolvidos foram para suas casas ao final do domingo respirando leves após vivenciarem o puro freeride.

Como já é tradição nos campeonatos da modalidade, após as baterias, ocorreu o concurso Garota Jet Waves. Quem ficou com o título foi a gaúcha Fernanda Ruschel.


CONFIRA OS VENCEDORES DA ETAPA GAÚCHA

STAND UP AMADOR
1º Marçal Muller (RS)
2º Fabio Teixeira (RS)

SIT DOWN AMADOR
1º André Silveira (RS)
2º Alexsandro Nascimento (RS)

STAND UP PROFISSIONAL
1º Alexander Lenzi (SC)
2º Cristiano Magarão (BA)
3º Thiago Geitens (RS)
4º Alexandre Buneder (RS)

 

Jet Waves Brasil 2008

Esta competição realizada em Imbé, além de servir como 1ª. Etapa do Jet Waves Brasil 2009, também definida como última etapa do Jet Waves Brasil 2008 – a etapa final do ano passado não pode ser realizada dentro do ano correto.

Na categoria Stand-up AMA a disputa do título estava entre Fábio Teixeira, Dioceles Vieira e o carioca Antônio Farias, que ganhara a primeira etapa. Em Imbé quem surpreendeu foi Marçal Muller que venceu a etapa, mas como não tinha outra pontuação terminou o campeonato na quarta colocação.

Antonio Farias, que ganhou a primeira etapa de 2008 e ficou na quarta colocação em Imbé terminou como Campeão do Jet Waves Stand-up AMA, empatado em pontos com Fábio Teixeira, que foi terceiro na primeira etapa de 2008 e segundo colocado nesta etapa, perdendo a final para o outro gaúcho Marçal Muller. O catarinense Dioceles Vieira Jr. ficara em quinto lugar na primeira etapa e na última etapa, terminando com isto o campeonato em terceiro lugar.

Na categoria Stand-Up PRO a disputa estava muito equilibrada. Os dois baianos, Bruno e Cristiano estavam empatados na pontuação e o gaúcho Alexandre Buneder os seguia apenas um ponto atrás; Tiago Geitens e Leandro Vieira vinham mais atrás na pontuação.

Com a vitória de Cristiano Magarão nesta competição válida também como última etapa de 2008, este se sagrou Campeão Brasileiro de Freeride Jet Waves 2008 na categoria Stand-up PRO. Alexandre Buneder terminou como vice-campeão, Bruno Jacob e Tiago Geitens terminaram empatados na terceira colocação e A. Lenzi finalizou na quinta colocação, pois não participara da primeira etapa de 2008.

Realização de Associação Riograndense de Jet Ski –ARJS, International Freeride Watercraft Association - IFWA e organização de Octo Marketing Esportivo . O patrocínio é de BANRISUL, San Marino, Motoryama, Gatorade e Drummonnd Eventos.

Vejam os 4 álbuns completos de fotos

Campeonato Brasileiro de Jet Waves - 1a. Etapa - Imbé

 
Álbum de Fotos 1- competições
 
Álbum de Fotos 2- pessoas
  Álbum de Fotos 3- pódio
 
Álbum de Fotos 4- Garota Jet Waves


O Evento - Organização & estrutura


Cabe aqui, por fim, apontar que a excelência da estrutura e a eficiência da organização bem como a simpatia do pessoal da Octo Marketing Esportivo foi a surpresa maior do evento, algo comentado por todos, a destacar os vários pilotos com vasta experiência em competições. Pelo empenho da organização a empresa tem competência para organizar provas internacionais, sem dúvida - esta era a tônica dos comentários no fim de semana.

As competições são apresentadas pelo Banrisul . Realização de Associação Riograndense de Jet Ski –ARJS, International Freeride Watercraft Association - IFWA e organização de Octo Marketing Esportivo . O patrocínio é de San Marino, Motoryama, Gatorade e Drummonnd Eventos.

Abaixo algumas fotos selecionadas:


Alexandre Buneder


Tiago Geitens


A. Lenzi


Cristiano Magarão


Público do evento


Pódio da categoria Stand-up PRO


Concurso de Garota Jet Waves 2009

Fotos e Texto : Mauricio A. Brandão

 

Mais informações: www.jetwaves.com.br

 

 


 

topo

 
© Copyright 2006
IFWA ProNautica Gran Hotel Stella Maris Wamiltons Federação de Esportes Radicais FEDERAÇÃO DE ESPORTES RADICAIS - FER Sol Express Jacob Adventure ProNautica