Freeride Notícias > >

 

Jet Waves Brasil - Salvador 2008 : Release e resultados

 

> 24/03/2008

 

Gaúcho Alexandre Buneder levanta o troféu no Jet Waves Brasil – Salvador

Neste domingo, 23 de março de 2008, aconteceram as finais do Jet Waves Brasil – Salvador 2008, 1ª. Etapa do 1º. Campeonato Brasileiro de Freeride. O jovem piloto gaúcho de 17 anos, Alexandre Buneder, deu um verdadeiro show neste domingo nas águas dos mares de Salvador e levantou o inédito troféu do Jet Waves Brasil.


Alexandre Buneder - Campeão do Jet Waves Brasil 2008

Alexandre Buneder venceu e deu espetáculo! Desde a primeira vitória nas classificatórias de sábado o freerider já despontava como um dos favoritos. Após vitória sobre o carioca Leonardo Caldoncelli nas oitavas e sobre o piloto baiano Bruno Jacob, que enfrentou problemas mecânicos, na semifinal, Alexandre foi a final com outro piloto local, o experiente Cristiano Magarão. Cristiano, ou Binho, chegou a final ao vencer Leandro Vieira na sua semifinal; apesar do inegável bom desempenho de Binho, é importante apontar que Leandro teve azar, pois teve problemas com os dois primeiros jets que utilizou e precisou trocar de equipamento mais de 3 vezes durante a bateria. Na final, Cristiano Magarão também andou muito bem, executou manobras altas e bem feitas, surfou várias ondas, mas enfrentou um endiabrado gaúcho, Xandinho. Alexandre Buneder virou dezenas de tunôs e back-flips, surfou até o inside dezenas de ondas, realizava manobras até mesmo no inside na seqüência de ondas que surfara, era o dia dele, Alexandre Buneder, Xandinho.

Morador de Porto Alegre, RS, o piloto treina normalmente em rio para freestyle, mas já vinha se apresentando bem nos últimos Jet Waves de Santa Catarina. Xandinho, como é conhecido, filho do piloto gaúcho folcloricamente conhecido como “Boizão”, acordou com muita gana de vencer hoje. Conforme nos disse em entrevista após a premiação, “saí de Porto Alegre com a intuição de que ia ganhar”, neste domingo o freerider acelerou alto e chegou a levantar a torcida com gritos e aplausos, apesar de enfrentar o piloto da casa. Com este título o gaúcho se junta a Leandro Vieira, Tiago Geitens e Bruno Jacob e forma o grupo dos novos freeriders brasileiros que já rivalizam sem receio com a “velha” geração de pilotos nacionais.

Os outros pilotos da PRO que se inscreveram dividem-se em dois grupos que demonstram o acerto da IFWA e dos organizadores em criarem o Campeonato Brasileiro de Freeride. Salvador viu excelentes pilotos de freeride jet ski que se animaram a voltar a enfrentar as ondas em um campeonato nacional, como Walmir Júnior, André Martins, Everardo Souza Júnior, Leonardo Caldoncelli, Wilson Bonarovski (Bola) e mesmo Cristiano Magarão, mas o mar da Bahia também viu a nova geração do freeride afirmando-se de vez no cenário nacional. Tiago Geitens apresentou-se muito bem e com confiança de que poderia ganhar o título, mas enfrentou Bruno Jacob nas baterias homem a homem e também teve que trocar de jet na bateria, com isso o piloto baiano, que vem treinando muito e surfou e saltou de forma excelente, levou a melhor, mas foi um confronto que levantou a todos na praia. Na seqüência, Bruno, por sua vez, enfrentou problemas com jet nas quartas-de-final e perdeu para o Alexandre Buneder, ficando para disputar o terceiro lugar com Leandro Vieira; nesta disputa Leandro teve novamente problemas com o jet e o jovem baiano ficou com o terceiro lugar.

A categoria Amador também apresentou novas promessas ao freeride nacional. Bons pilotos já conhecidos, como o casal do Paraná, Sanito e Mirella, e o catarinense Dioceles João Vieira Jr, foram vencidos por estreantes em competições, o gaúcho Fábio Teixeira, a grande surpresa da competição Talles Hess, e o campeão da categoria Amador Antonio Farias.

Na final da AMA havia de um lado, o caçula do freeride Talles Hess, 15 anos, de Santa Catarina, em sua primeira competição na vida; Talles começou a andar apenas há 3 meses, mas mostra um desenvolvimento e uma adaptação impressionantes, de outro lado Antonio Farias, médico carioca, de 24 anos, também estreando em competições – Antonio anda de jet desde criança, mas começou no freeride ano passado, treinando com o outro piloto carioca Leonardo Caldoncelli, enquanto Talles é aluno de Leandro Vieira. Na final, todos viram o garoto surfando muito bem, mas Antonio Farias mostrou competência de PRO, executou altas manobras, surfava até o inside chegando a tirar as duas mãos, a disputa foi equilibrada, mas a vitória do carioca foi clara.

Mas o Jet Waves Brasil em Salvador não foi só de manobras, Salvador é cor, é festa!!! Praia do Aeroclube, Salvador, Bahia, Nordeste, calor o ano inteiro, mar de águas quentes, a vastidão do Oceano Atlântico à frente, pouco acima de onde o Brasil foi descoberto pelas caravelas de Cabral, este foi o palco do freeride nacional neste fim de semana de páscoa.

O Jet Waves Brasil abriu com os treinos livres na sexta-feira. No dia anterior chegara o caminhão carregado de jet skis que atravessara o país. Marcelo Tchello Brandão, Presidente da IFWA (International Freeride Watercraft Association) e diretor técnico da competição, conseguiu um caminhão que simboliza o crescimento do freeride pelo país. Carregado de jets gaúchos e catarinenses o veículo saiu de Floripa, SC, parou em Curitiba para receber mais equipamentos, subiu para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, é o périplo dos jet skis divulgando o freeride. Os próprios pilotos inscritos já representam isto, competidores de vários estados, é o Freeride ganhando o Brasil.

No sábado ainda tivemos a presença do Assessor pessoal do Governador que veio representá-lo e homenagem o organizador do evento, Miguel Jacob, da Jacob Adventures, responsável pela montagem de toda a estrutura necessária, e que recepcionou a todos no sábado à noite com um jantar em que foi aplaudido pelos pilotos pela gentileza com que recebeu aos freeriders em Salvador. Jet Waves Brasil – Salvador, um evento que veio para marcar o calendário esportivo da cidade.

A competição em Salvador foi um sucesso que merece ser repetido! A mídia local compareceu em peso, Rede Globo, Record, todos os jornais locais estiveram presentes a cobrir o evento, o organizador Miguel Jacob, confirmou em entrevista para nós após a premiação a sua alegria com a competição e a sua vontade de que o evento se repita ano que vem de forma ainda melhor, realçando que ficará marcado no calendário esportivo local.

 

Clique aqui para acessar os álbuns de fotos da competição - 1400 fotos

 

Classificação Final Completa e a pontuação do campeonato

 

- JET WAVES -  BRASIL 2008 - 
    JW BR - Etapa Bahia  
PRO ESTADO Colocação Pontos Camp.- 
Alexandre Buneder RS 1 25
Cristiano Magarão BA 2 22
Bruno Jacob BA 3 19
Leandro Vieira SC 4 16
Everardo Souza Junior SC 5 13
Leonardo Caldoncelli RJ 5 13
Tiago Geitens RS 5 13
Wilson Bonaroski Junior PR 5 13
André Martins SC 9 10
Walmir Junior PR 9 10
       
AMA      
Antonio Farias RJ 1 25
Talles Henrique Hess SC 2 22
Fabio Teixeira RS 3 19
Sanito Cruz PR 4 16
Dioceles João Vieira Jr SC 5 13
Joice Mirela PR 5 13


APOIO AO EVENTO:

 

 

 

topo

 
© Copyright 2006
IFWA ProNautica Gran Hotel Stella Maris Wamiltons Federação de Esportes Radicais FEDERAÇÃO DE ESPORTES RADICAIS - FER Sol Express Jacob Adventure ProNautica