Freeride Notícias > >


Jet Waves Cup 2009: Ross Champion e Lenzi consagraram-se Campeões


 27/10/2009

Ross Champion e Lenzi consagraram-se Campeões no Jet Waves 2009

O americano Ross Champion tornou-se Bi-Campeão Mundial de Freeride jet ski pela International Freeride Watercraft Association (IFWA) e o brasileiro Alessander Lenzi venceu o Jet Waves Cup 2009 em Piçarras, SC.

- vejam os álbuns de fotos - mais de 3 mil fotos -


A. Lenzi - Campeão do Jet Waves 2009

A pequena e entusiasmada cidade de Balneário Piçarras, no meio do litoral catarinense, recebeu de braços abertos a 11ª. edição do Jet Waves Cup – última etapa do Campeonato Mundial de Freeride Jet Ski IFWA. Morador local, Lenzi capitalizou a enorme torcida que compareceu a praia e venceu pela terceira o Jet Waves Cup. No domingo anterior o catarinense A. Lenzi foi Campeão Mundial de Freestyle IJSBA, nos EUA, e este fim de semana mostrou que também anda forte de freeride jet ski. Ross Champion, por sua vez, vencera as duas primeiras etapas do Campeonato Mundial, realizadas na França e nos EUA, e com a quinta colocação conquistada no Brasil tornou-se Bi-Campeão Mundial de Freeride IFWA.

Acolhedora, Piçarras estava acostumada a receber as provas do campeonato brasileiro de jet ski de velocidade e este ano inovou ao abrir suas portas para o freeride. Pontos altos do entusiasmo da cidade pelo jet ski foram o show noturno dos pilotos no rio que atravessa a cidade e que levou milhares de pessoas a aplaudir incessantemente a passagem dos jets pelas sombras da noite, e as arquibancadas lotadas na praia, tanto no sábado como no domingo.

Após as duas etapas do Campeonato Mundial a tour do freeride chegou ao Brasil já sabendo que seria praticamente impossível tirar o segundo título seguido de Ross Champion. Apesar da derrota para A. Lenzi em uma das baterias das quartas-de-final, ele mostrou porque é o Campeão Mundial, mostrando um freeride agressivo e de altíssimo nível; tanto que a sua bateria com o catarinense foi considerada a melhor de toda a competição e a decisão foi muito difícil, pois os dois mostraram um freeride extremo de alta competência. Campeão também de fair play, Ross reconheceu a vitória de Lenzi e foi o primeiro a cumprimentá-lo assim que saiu da água.


Ross Champion - Bi-Campeão Mundial de Freeride IFWA

Lenzi, por sua vez, mostrou tenacidade e garra, porque por duas vezes enfrentou problemas em seu jet ski e estaria eliminado se não tivesse um wild card (convite) da organização para ocupar a última vaga disponível nas quartas-de-final. Com o equipamento consertado Lenzi voltou com força e após passar por Ross Champion enfrentou outro americano, Mike Serlin, que ficara em segundo lugar na etapa americana. Foi outra disputa muito dura, com os dois surfando muito e aproveitando cada pequena onda para os tunôs e back-flips, mas ao final os juízes colocaram Lenzi na final, para enfrentar o Tri-Campeão Mundial Pierre Maixent.

Pierre, dono de um freeride tremendamente agressivo, quebrara o pé na véspera da etapa da França e não pudera participar, mas veio ao Brasil com vontade de vencer novamente o Jet Waves, como em anos anteriores. O francês venceu a Tiago Geitens, o jovem gaúcho que é um dos melhores freeriders brasileiros; passou por outra lenda do freeride pelo seu estilo, o italiano Federico Buffachi, venceu seu compatriota Romain Stampers e chegou a final para A. Lenzi sabendo que se tinha o retrospecto a seu favor, o brasileiro contava com o apoio da torcida.

A Final

A final foi inesquecível, os dois atacaram as ondas nos dez minutos da bateria de forma incessante. Como o mar estava baixo de ondas, Lenzi, acostumado ao freestyle, levava vantagem ao executar as manobras nas menores marolas que apareciam. Pierre, que vencera outras vezes com manobras incríveis em ondas grandes, ainda apresentou outra manobra inédita, chamada de "Madona", mas segundo a decisão dos juízes desta vez a vitória ficaria com o catarinense, que além de surfar muito, dava back-flips sem parar mesmo no raso, na cara do público que delirava e gritava seu nome.


A. Lenzi - Campeão do Jet Waves 2009 enfrentou uma final muito dura
contra o francês Tri-Campeão Mundial de Freeride Pierre Maixent

A Invasão Argentina

Além dos tradicionais grupos de pilotos americanos e franceses, que todo ano invadem o Brasil para o Jet Waves – além de Ross, Mike Serlin e Eddie Bettencourt pelos EUA; pela França, além de Pierre e Romain, também correu Eric Forney –, este ano a praia de Piçarras foi invadida por enorme grupo de argentinos, os quais inscreveram quatro pilotos. Festivos e confraternizando muito, seus freeriders apresentaram a grande evolução do esporte na Argentina, o que ficou demonstrado na performance de Gabriel Rivas e principalmente Mariano Martins Riva, o Campeão Argentino de Freeride, que andou muito bem. Da Inglaterra quem veio novamente foi o sempre festivo Graham Reid, que depois de um quinto lugar e um quarto nas duas primeiras etapas, no Brasil acabou em nono lugar e o polones Arkadius Schramek que terminou em 17º lugar e Brett Armstrong, da África do Sul.


Mariano Riva - Campeão Argentino de Freeride, pela primeira vez no Jet Waves com boa apresentação

Os Brasileiros

Além de A. Lenzi, outros freeriders brasileiros mostraram que o esporte chegou aqui para ficar. Mais uma vez o destaque ficou para os jovens gaúchos Tiago Geitens, que já andara muito bem nos EUA e só perdeu aqui para Pierre Maixent, e Alexandre Buneder, que ficou em quinto lugar, perdendo nas quartas-de-final para outro francês, Romain Stampers. Ainda merece citação a participação dos brasileiros - André Martins, sempre citado pelo surf que alcança, Leandro Vieira, e Antonio Farias, que terminaram em nono; ainda citemos do Brasil Octavio Bortoncello e Wilson Bonaroroski Jr.


Alexandre Buneder - freerider baiano que se apresentou muito bem no Jet Waves


Tiago Geitens - o jovem piloto de freeride mais uma vez andou forte

Ação Social no Freeride

Importante apontar que no domingo, durante intervaldo das baterias, foi realizada uma ação social com a criançada presente ao evento. O sargento Hamilton e o Comandante Jony explicaram as crianças procedimentos de segurança as crianças e a seus pais também presentes, e o Presidente da International FreerideWatercraft Association, Marcelo "Tchello" Brandão, explicou que atualmente, após uma série de melhorias realizadas pelas indústrias produtoras de jet ski, estes se tornram as embarcações naúticas que menos poluem , segundo estudos recentemente publicados nos Estados Unidos. O prefeito de Piçarras, Umberto Luiz Teixeira, também participou de todo o evento no fim de semana e teve figura importante no sucesso da competição no fim de semana, mostrando-se inclusive interessado para que a competição volte a cidade no próximo ano.


Uma parte das crianças que participaram da Ação social durante os intervalos do Freeride Jet Waves - junto, em primeiro plano, Marcelo "Tchello" Brandão, presidente da IFWA, e o no meio delas o Prefeito de Piçarras

O Jet Waves World Championship 2009 teve a organização da Pronautica e Federação de Esportes Radicais (FER) em parceria com a Triefe promoções.

A supervisão foi da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA).

Os apoios foram do Governo de Santa Catarina, através da Fundesporte, Secretaria de Turismo, da Prefeitura Municipal do Balneário Piçarras, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce) de Balneário Piçarras, Revista Náutica e BaliHari.

- vejam os álbuns de fotos - mais de 3 mil fotos -


Texto & Fotos: Mauricio A. Brandão

 

Resultados do Jet Waves 2009

PILOTOS - Colocação
Alessander Lenzi - 1º
Pierre Maxient - 2º
Mike Serlin - 3º
Romain Stampers - 4º
Alexandre Buneder - 5º
Eddie Bettencourt - 5º
Federico Bufacchi - 5º
Ross Champion - 5º
André Martins - 9º
Antonio Farias - 9º
Grahan Reid - 9º
Herman Mattos - 9º
Leandro Vieira - 9º
Mariano Martin Riva - 9º
Tiago Geitens - 9º
Everardo Souza - 9º
Arkadius Schramek - 17º
Brett Armstrong - 17º
Eric Forney - 17º
Octavio Bortoncello - 17º
Wilson Bonaroski Jr BRAZIL 17
Hernan Molina - 17º
Gabriel Rivas - 17º
Alexandre Sampaio - 17º
Andres German Tobler - 17
º




Pierre Maixent - Vice-Campeão do Jet Waves 2009 e também Tri-Campeão Mundial de Freeride IFWA



topo

 
 
© Copyright 2006
f
IFWA ProNautica Gran Hotel Stella Maris Wamiltons Federação de Esportes Radicais FEDERAÇÃO DE ESPORTES RADICAIS - FER Sol Express Jacob Adventure ProNautica