Freeride Notícias > >


11º Jet Waves Cup 2009: Ross Champion conquista o Bi e Lenzi e leva a etapa


 26/10/2009

 

11º JET WAVES WORLD CHAMPIONSHIP: ROSS CHAMPION CONQUISTA O BI E LENZI LEVA A ETAPA

O catarinense Alessander Lenzi teve problemas com o jet no início da disputa, mas a partir das oitavas de final cresceu na competição e venceu a terceira e última etapa. As disputas foram realizada de sexta-feira até este domingo, no Balneário Piçarras (SC) e contou com a participação de 25 pilotos de nove países.



O norte-americano Ross Champion, de San Diego, na Califórnia, garantiu neste domingo (25), o bicampeonato no 11 Jet Waves World Championship (campeonato de manobras com jet ski nas ondas). O ganhador da terceira e última etapa da competição, disputada no Balneário Piçarras (SC), foi o catarinense Alessander Lenzi que conseguiu superar os problemas com o jet na fase de classificação e deu um show a partir das oitavas de final, eliminando grandes nomes como Ross Champion, Mike Serlin e derrotou na decisão o francês Pierre Maixent (tricampeão 2005/2006/2007). O evento contou com as presenças de 25 pilotos do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo), Estados Unidos, Polônia, Argentina, França, África do Sul, Itália e Inglaterra.

O 11 Jet Waves World Championship foi aberto em maio, na praia de Montalivett, na França, depois aconteceu a segunda etapa, no mês de setembro, em Pacific City, no Oregon (EUA). Ambas foram vencidas pelo norte-americano Ross Champion, que somou 46 pontos. Graças a essa performance, chegou ao Balneário Piçarras com uma vantagem de 17 pontos sobre o segundo colocado, o italiano Federico Bufacchi, que garantiu o vice-campeonato.

Ele não disputou a pré-qualificatória e fase classificatória, pois fazia parte dos oito melhores no ranking. Sua estreia foi no sábado, nas oitavas de final, diante do argentino Hernan Molina e não encontrou dificuldade para passar à quarta de final. Nesta fase enfrentou o catarinense Alessander Lenzi, foi o encontro do então campeão mundial de jet waves e o bicampeão mundial de Freestyle. Durante oito minutos ambos deram um verdadeiro show de técnica e habilidade. O bom público presente vibrou e torceu para o brasileiro que entre as várias manobras aéreas apresentou um barrel rol de grande amplitude soltando uma das mãos e uma das pernas. Também surfou bastante, como determina o regulamento. O norte-americano Champion também não deixou por menos e apresentou vários back flip, barrel rol e a disputa estava equilibrada. Foi um dos grandes momentos do evento. Terminada a bateria, a expectativa do resultado. Os juízes se reuniram para analisar detalhadamente o desempenho de cada um. O classificado foi o catarinense Alessander Lenzi, enquanto Champion foi eliminado, mas o título já estava garantido.

O norte-americano elogiou o desempenho de Lenzi na disputa da bateria e considerou que o resultado foi justo e elogiou a etapa brasileira. “Estou contente em ter vindo novamente disputar no Brasil, onde as pessoas são receptivas, foi muito bom estar aqui. No próximo ano pretendo voltar novamente e, tentar garantir a vitória aqui, o que não aconteceu em 2008 e agora. Estou feliz pelo bicampeonato”

Lenzi, que no último dia 18 garantiu o bicampeonato mundial de Freestyle Profissional, estreou na sexta-feira na terceira etapa do 11 Jet Waves World Championship. Garantiu uma das 12 vagas para a fase pré-classificatória, disputando com o francês Roman Stampers. Depois, já no sábado pela manhã, enfrentou o catarinense Everardo Souza e seu jet apresentou problemas, passou para as oitavas de final através wild card na bateria com o catarinense André Martins.

A equipe de Lenzi teve muito trabalho para corrigir o problema no jet, mas nas oitavas de final no sábado à tarde, o equipamento correspondeu plenamente e o piloto manteve excelente regularidade. Nas quartas de final teve mais uma disputa difícil com o norte-americano Mike Serlin, mas passou para a grande final.

Na outra semifinal, o francês Pierre Maixent eliminou seu compatriota Romain Stampers, numa disputa equilibrada. Anteriormente havia vencido o gaúcho Tiago Souza, o italiano e vice-campeão Federico Bufacchi. Na decisão, Maixent e Lenzi deram um espetáculo e os juízes tiveram dificuldades em definir o campeão, pelo alto nível técnico das manobras apresentada por ambos.

“Enfrentei problemas com o jet, não acreditava que pudesse continuar na disputa. Mas a partir das oitavas de final, a situação mudou, recebi o grande apoio da torcida que foi fundamental e passei a acelerar mais forte, arriscar mais e acabei garantindo o título”, afirmou Lenzi, que foi campeão geral da terceira edição do Jet Waves World Championship, disputada em 2001.


CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final do Campeonato Mundial de Freeide IFWA ficou assim:
1. Ross Champion (EUA), 58 pontos;
2. Federico Bufacchi (Itália), 41;
3. Pierre Maixent (França),37,
4. Mike Serlin (EUA), 36;
5. Graham Reid (Inglaterra), 33;
6. Marc Sickerling (Alemanha), 29 e
7. Alessander Lenzi (Brasil), 23 pontos.


RESULTADO DA ETAPA

O resultado da terceira e última do 11 Jet Waves World Championship foi o seguinte:
1. Alessander Lenzi (Brasil);
2. Pierre Maixent (França);
3. Mike Serlin (EUA);
4. Romain Stampers (França).


AÇÃO SOCIAL

A organização do Jet Waves World Championship, além de promover o esporte, também tem uma preocupação social, principalmente nas questões ligadas a preservação do meio ambiente. Por isso, no intervalo das competições desse domingo um grupo de 25 crianças que tiveram uma palestra abordando esse assunto. O sargento Hamilton e o comandante Jony lembraram as crianças o número de emergência em casos de acidente e agressão ao meio ambiente. Destacaram ainda que o jet ski modernos são, comprovadamente, a embarcação que menos polui a águas de mar, rios, lagos, etc.

O prefeito de Balneário Piçarras, Umberto Luiz Teixeira lembrou da importância de conscientizar cada vez mais as novas gerações para a preservação do mar, da vida marinha e da natureza de uma maneira geral. Os mais velhos também precisam fazer a sua parte. Lembrou que o Estado de Santa Catarina, tem sofrido muito nos últimos meses com os efeitos do clima, resultado de erros muitas vezes, cometidos pelas gerações anteriores.

O Jet Waves World Championship 2009 tem a organização da Pronautica e Federação de Esportes Radicais (FER) em parceria com a Triefe promoções. A supervisão é da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA). Os apoios são do Governo de Santa Catarina, através da Fundesporte, Secretaria de Turismo, da Prefeitura Municipal do Balneário Piçarras, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce) de Balneário Piçarras, Revista Náutica e BaliHari.




legenda: O catarinense Alessander Lenzi venceu a terceira e última etapa do 11 Jet Waves World Championship
- foto: Maurício Brandão

Maiores informações no site www.jetwaves.com.br e www.ifwa.com.br

ROF – RENATO FABRETTI – Mtb 16051
Fone (35) 3534-2003
e-mail: rfabreti@terra.com.br



topo

 
 
© Copyright 2006
f
IFWA ProNautica Gran Hotel Stella Maris Wamiltons Federação de Esportes Radicais FEDERAÇÃO DE ESPORTES RADICAIS - FER Sol Express Jacob Adventure ProNautica