Jet Waves News  > >

 
>
   Final francesa define os campeões da Stand-Up do 9º Jet Waves Cup e 4a. etapa do Mundial de Freeride IFWA


10/09/2007


No último dia do Mundial de Freeride jet ski que aconteceu nos três dias do feriado da Independência brasileira, 07-09 de setembro, a dupla de pilotos franceses Pierre Maixent e Gil Beurnier foram os protagonistas da final da categoria principal na etapa brasileira do 3º Campeonato Mundial IFWA de Freeride, Jet Waves. Pela segunda vez seguida Pierre Maixent ganhou o Jet Waves.

A cidade de Itajaí sediou pela primeira vez a etapa brasileira da Tour Mundial de Freeride Jet Ski. Esta foi a nona edição do Jet Waves, que começou em Florianópolis, na praia do Santinho, passou pela Praia Mole, na mesma cidade, esteve na Praia da Vila nos dois últimos anos e a partir deste ano será organizada em Itajaí, a partir de uma parceria bem sucedida com a Prefeitura da Cidade e o Governo do Estado, e patrocínio das Malhas Malwee, Klabin e Yamaha, além de apoio da rede Pacheco Automóveis, ProNautica Jet Ski, ID Models, Academia Wave, Postos Dalçoquio e Jovem Pan. O evento foi organizado por Marcelo "Tchello" Brandão e pela empresa Interlog e teve a supervisão da IFWA e da FEMOAESC.

Para a felicidade de todos os envolvidos houve uma combinação rara nestes três dias de competição, sol e boas ondas, e o público prestigiou esta feliz combinação lotando o Canto do Morcego, na Praia Brava, durante os três dias da competição. Sexta-feira e sábado ondas de um a dois metros foram constantes, a esquerda do Canto do Morcego na Praia Brava, é famosa, como viemos a saber, no domingo o mar baixou um pouco, mas as ondas continuaram constantes e suficientes para um evento deste porte.

Após a realização das oitavas de final na manhã de domingo, o 9º Jet Waves seguiu logo após a pausa do almoço para as quartas-de-final com algumas surpresas. A destacar a vitória do francês Gil Beurnier sobre o americano Ross Champion, segundo colocado no campeonato, o bom desempenho das jovens revelações do freeride nacional, Leandro Vieira, Tiago Geitens e Bruno Jacob que venceram e avançaram nas competições, e a derrota do Tricampeão do Jet Waves Ivo Sehn para outro grande piloto francês Aurelien Mejean, vencedor da etapa da Espanha da Tour Mundial. Merece nota ainda o desempenho do goiano Douglas Carvalho; mesmo sendo derrotado na sua bateria com o sul-africano Jeremy Philips, Douglas protagonizou um dos grandes momentos do Jet Waves deste ano com a manobra sensacional que realizou um, duplo back-flip, sensacional. Outros pilotos brasileiros tiveram bom desempenho, mas não passaram das oitavas, como André Martins, o carioca Leonardo Caldoncelli, e a jovem revelação gaúcha Alexandre Buneder.

Nas quartas-de-final a tensão da competição cresceu, as disputas homem-homem nas baterias não permitiam vacilo, quem perdesse estaria fora. Gil Beurnier voltou a andar bem e venceu o brasileiro Campeão Mundial de Freestyle A. Lenzi. Foi uma bateria eletrizante, minutos de acrobacias aéreas incríveis dos dois, mas o francês levou a melhor. Na sequência aquele que foi considerado a surpresa do Campeonato Leandro Vieira venceu o jovem piloto Tiago Geitens que vinha com excelente desempenho até aquele momento. O sul-africano Jeremy Philips surfando muito bem conseguiu os pontos necessários para bater o francês Aurelien que vencera ao brasileiro Ivo Sehn, e o Bi-Campeão Mundial Pierre Maixent acabou as esperanças do piloto baiano Bruno Jacob vencendo-o na bateria.

Nas semifinais o público viu como os dois franceses estavam muito fortes no fim de semana. Gil voltou a surfar muito bem e a realizar manobras e vôos muito altos e complexos e ganhou do catarinense Leandro Vieira. Pierre Maixent, com um desempenho de respeito e com uma dinâmica de manobras que explicaram por si porque é Bi-Campeão Mundial bateu o sul-africano Jeremy Philips e os dois franceses avançaram para uma inédita final francesa na história do Jet Waves.

Muito concentrado Pierre voltou a pilotagem digna de um dos melhores freeriders da história do jet ski mundial e ainda contou com a sorte de ver Gil Beurnier enfrentar problemas com seu jet ski. Ao final da bateria ninguém na praia precisava esperar o anúncio do resultado oficial para saber quem ganhara o 9º Jet Waves, já estava claro, o próprio Pierre já saiu da água comemorando muito a vitória e um passo importante na conquista do Título Mundial de 2007. Com a vitória no Brasil Pierre segue para a última etapa do Campeonato Mundial, mês que vem nos Estados Unidos, com 19 pontos de vantagem sobre os dois pilotos empatados na segunda colocação, o próprio Gil Beurnier e o americano Ross Champion.

Na disputa pelo terceiro lugar da categoria o sul-africano Jeremy Philips venceu o brasileiro Leandro Vieira.

Sit-Down - A categoria de jet sentado, Sit-down, não apresentou surpresas. Mais uma vez o oito vezes Campeão Mundial Jimmy Visser ganhou. Como ano passado Jimbo, como é conhecido, enfrentou o francês Pierre Maixent na final; Pierre e o brasileiro Leandro Vieira são os únicos a competir nas duas categorias.

Apesar de Pierre Maixent andar tão bem com os jet ski com banco como anda nos jet ski de pé, Jimbo é quase imbatível. Surfando como uma habilidade de abismar a todos, Jimbo desceu várias vezes as ondas de 1 a 2 metros da Praia Brava, e surfava até perto da areia, tentando encaixar pequenos tubos, inclusive. Com aéreos, re-entry, back-flip, tunôs, entre outras manobras, Jimbo assegurou mais uma vitória no Jet Waves; a lembrar que de todas as suas participações no Campeonato de Freeride realizado no Brasil, Jimbo só perdeu uma única vez, em 2003, para o seu próprio filho.

Na disputa pelo terceiro lugar da categoria o brasileiro Leandro Vieira voltou a se dar bem, conquistando a terceira colocação ao superar o americano Jerry Jones.

Abaixo os quatro primeiros colocados de cada categoria, os resultados completos bem como álbuns com centenas de fotos estarão disponíveis a partir de amanhã.

Resultados parciais

Resultado na Sit-down

1 Jimmy Visser África do Sul

2 Pierre Maixent França

3 Leandro Vieira Brasil

4 Jerry Jones Estados Unidos

 

Resultado Stand –up

 

1 Pierre Maixent França

2 Gil Beunier França

3 Jeremy Philips África do Sul

4 Leandro Vieira Brasil

 

- Para resultados completos - clique aqui

 
Bruno Jacob


Ross Champion


Tiago Geitens

Texto: Mauricio A. Brandão
Foto: José Mário/CronoSpeed

topo

 
© Copyright 2006
IFWA ProNautica Gran Hotel Stella Maris Wamiltons Federação de Esportes Radicais FEDERAÇÃO DE ESPORTES RADICAIS - FER Sol Express Jacob Adventure ProNautica